segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Picos: a rota da seca nordestina


Conforme noticiou em primeiríssima mão o blog Sob Medida, foi ao ar neste domingo (04) a noite a reportagem sobre os estragos da seca na região nordeste. Os estados da Paraíba e Piauí serviram de exemplo para ilustrar um cenário devastado pela estiagem que atinge só no Piauí quase um milhão de pessoas e quase 400 municípios na região nordeste. Os detalhes da passagem dos jornalistas do quadro foram noticiados na estréia do blog Sob Medida na semana passada.

A rota da seca, percorrida pela equipe do “Profissão Repórter” começou em Teresina mostrando uma triste realidade: o desperdício dagua. Enquanto no semi-árido piauiense falta água, na capital sobra liquido suficiente para o desperdício durante lavagem de carros as margens do rio Parnaiba. Ao “descerem” pelo estado, Caio Cavechini, Felipe Gutierrez e o cinegrafista Emilio Mansur relataram um doloroso paradoxo.

Em Valença do Piauí, uma barragem com capacidade para milhões de metros cúbicos de água. Em Picos, na zona rural poços artesianos encontram-se desativados enquanto pessoas sofrem com a seca na região. Em Simões, um barreiro ainda acumula um pouco da água que resistiu a estiagem.

Não é de hoje que a seca piauiense vem sendo tema de reportagens exibidas pelo jornalismo da Rede Globo. Neste domingo, outra reportagem, desta vez exibida no Globo Rural, mostrou o trabalho da Cáritas Diocesana no combate aos efeitos da seca no município de São Raimundo Nonato, extremo sul do Piauí.

Boa semana a todos!

Nenhum comentário: