quinta-feira, 22 de novembro de 2007

PENSAMENTOS

Minha mensagem é a prática do amor, da compaixão e da bondade. Estas qualidades são muito úteis para vivermos nosso cotidiano mais harmoniosamente, e também muito importantes para a sociedade humana como um todo.


Onde quer que eu vá, sempre aconselho as pessoas a serem bondosas. Tento concentrar toda a minha energia e força espiritual na disseminação da bondade. É o que há de mais essencial


A bondade é o que realmente importa. A bondade, o amor e a compaixão combinados são sentimentos que levam à essência da fraternidade. São os alicerces da paz interior.

Dalai Lama

CIDADE DE TODOS

Bem, para os curiosos de plantão, para quem se preocupa com a vida alheia e pra quem se importa em estar informado e contribuir para melhorar a vida de todos aqui vai uma valiosa dica: PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.

O objetivo do Plano Diretor nada mais é que encontrar soluções para as cidades em crescimento ou que cresceram de forma desordenada e excludente, afetando principalmente as pessoas de menor renda.

Entre os principais temas discutidos estão: habitação, saneamento ambiental, tranporte coletivo e uso do solo.

Todos os municípios são obrigados a relaizar esse plano, a diferença agora é que nesse plano as pessoas participam, por que é feita uma leitura da realidade, onde elas falam sobre os problemas que existem em seu município e quais as possíveis soluções, isso é a leitura comunitária, em seguida acontece a leitura técnica, onde essas opiniões são confrontados com os dados fornecidos pelo município e observados por profissionais das diversas áreas. Passado esse período e confrontados esses dados é a vez do advogado escrever em lei, lei esta que será votada na câmara dos vereadores, numa audiência pública. Todas essas etapas devem ser acompanhadas pela sociedade civil.
É muito trabalho? é é muito trabalho!
mas o plano busca garantir a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade.

E é muito bom saber e ser consciente da importancia do meu trabalho, ( eu Kelsma) faço parte da leitura comunitária e é assim que contribuo, ouço as pessoas, me dedico a elas, sou elo entre seus sonhos e o futuro de dias melhores, e é isso que me tira quaisquer culpa, meu compromisso com o social me alivia as penalizações da ausência das aulas sobre as teorias mal aplicadas, o meu conhecimento se aplica de segunda a segunda, das 6 da manhã as 10 da noite, em domingos e feriados, e sou muito feliz por fazer isso, por ajudar a construir a CIDADE DE TODOS!!!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

MENSAGEM DO DIA


A MÁSCARA DO PRECONCEITO

Será que realmente temos consciência do que praticamos no dia-a dia??? Será que enxergamos todas as pessoas da mesma forma, ou ainda existe o chamado preconceito??!!!!

É minha gente, esta discussão é bastante antiga, mas sempre atual, afinal de contas, sempre estamos falando por aí: Eu não tenho preconceito, aceito as diferenças das pessoas.....será?????

Hoje, dia nacional da consciência negra, fica a pergunta no ar: Até que ponto a sociedade se diz não preconceituosa????

Na minha opinião, o que aconteceu foi apenas uma nova forma de ter preconceito, uma forma mascarada. Você diz ter um pensamento, quando na verdade possui outro.

É uma pena, que num mundo que se diz globalizado, desenvolvido, ainda existam pessoas que pensam pequeno, que não conseguem enxergar a amplitude e a importância das diferenças para o engrandecimento do mundo, e consequentemente da sociedade.

Porém, nós, formadores de opinião, podemos fazer a diferença, podemos nos expressar e calar a boca dos que, por algum motivo, não conseguem respeitar as pessoas, respeitar os direitos e principalmente, não conseguem viver em harmonia.

Vamos deixar de ser pessoas passivas, temos que assumir nossos pensamento e tentar fazer algo que engrandeça, que mude, transforme. Sejamos os donos da notícia e não os telespectadores da mesma.

Tá dado o recado, neste dia da consciência negra, a equipe Sobmedida, expõe seu ponto de vista e levanta a bandeira de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito.

TRISTE NOTÍCIA: PICOS NAO TEM CULTURA!!!!

Muito bem, cidade de Picos, hoje me deram uma função difícil, escrever sobre o dia da sua cultura. Isso mesmo, dia 20, comemoramos o dia da cultura Picoense.
Você não sabe o quanto que é complicado escrever sobre este assunto. Estou aqui tentado escolher palavras adequadas para poder me expressar, vou começar relando sobre algumas informações que eu pesquisei.
Essa data surgiu há treze anos, com o objetivo de homenagear o bacharel em Direito, historiador e intelectual Ozildo Albano de Macêdo. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em 1994.
Ozildo Albano foi um grande divulgador da cultura, ele criou o Museu-Biblioteca Capitão-Mor João Gomes Caminha, hoje museu Ozildo Albano, formando um grande patrimônio cultural de Picos. Ele também coordenou várias atividades culturais, serestas e realizou várias encenações de peças teatrais. Trouxe de Recife uma tipografia e no dia 15 de março de 1952 circulou o primeiro número do jornal estudantil do Ginásio de Picos – “Flâmula”. Foi também juiz de Direito e professor.
Bem, Picos,.... As informações esgotaram-se. Não tem mais do que falar da sua cultura. Que lástima, não?! A sua cultura resume-se em Ozildo Albano, não querendo ofender essa pessoa tão ilustre, não é isso. O que eu quero dizer é que a tua cultura, além disso, não tem mais o que comemorar.
- Porque isso?
Sinto muito em informar, Picos,...eh....ah.... , não sei nem como começar....mas sua cultura não é muito difundida e repassada. Não há incentivos nem nas escolas , nem nas universidades, e muito menos nas comunidades, não existe um incentivo em divulgar sua cultura e seus costumes.
-O povo não valoriza sua terra, seu passado?
Isso mesmo...”o passado virou brega.....temos que esquecer”
-Mas assim seremos esquecidos!?
É, e o pior é que sim.... A ideologia difundida é vivermos a globalização, e rompemos com os pensamentos defasados e ultrapassados. Hoje não há mais brincadeiras e nem caantiga de roda, não há bricandeira de peteca , nem de pedrinha, não se contam mais estorias , e muito menos, lendas... não há mais namoro na praça. Os pais não convesam mais com filhos, nem os filhos com os pais.
Mas não fique triste, não!, Picos. A esperança é a ultima que morre e apesar de não termos teatro, nem cinema, nem biblioteca pública, nem um espaço cultural amplo. Temos ainda a nossa lingua, lingüisticamente, ainda somos recolhecidos pelo mundão afora. Eu acho...
Ah! temos o forró, para alguns isso não é cultura, é apenas um lixo cultural com letras sem sentidos, mas tudo bem, vamos relevar e considerar.
.........................

A equipe SobMedida, termina este texto com o desejo de que este retrato mude, e que da próxima vez que viermos a falar deste assunto, nos esbaldemos sobre um mar de informaçoes culturais. Esperamos que as autoridades executivas, legislativas e educacionais façam alguma coisa. Desejamos ainda que os pais mudem as suas concepções e passem a conversar mais com seus filhos, e que os filhos também conversem mais com seus pais......para que a cultura picoense sobreviva a história e os costumes, fazendo surgir outros “Ozildos Albano” na cidade de Picos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DESCULPAS E MAIS DESCULPAS PARA NÃO ASSUMIR A CULPA (RIMOU...HEHEHEHEHE)


Quem assistiu ao Fastático de ontem, 18 de novembro, viu a reportagem “ É tudo mentira”, que aborda outra hipótese dos fatores que geram o aquecimento global. Alguns cientistas ainda desconfiam da gravidade do problema e questionam os estudos do IPCC. Recentemente eles foram ouvidos pela televisão inglesa em um documentário que começa assim: "Em todo lugar você escuta falar que está absolutamente comprovado que o homem é o responsável pelas mudanças climáticas. Mas o que estão dizendo por aí é mentira."
O documentário inglês procura dar um nó em tudo que aprendemos sobre mudanças climáticas. Para eles, o clima da Terra sempre sofreu variações. O aquecimento que estamos vivendo seria natural. Tirando a responsabilidade das costas da sociedade.
A turma do IPCC, o grupo premiado com o Nobel, contesta tudo o que é dito no documentário "A fraude do aquecimento global". Portanto, para o IPCC e para a grande maioria dos cientistas, a causa do aquecimento é do CO2 , liberado por ações dos homens.“Não há a menor dúvida que o gás carbônico e os outros gases que causam o efeito estufa estão aumentando muito nos últimos 200 anos, com a queima do petróleo, do carvão, do gás natural, das florestas com a agricultura. E esses gases fazem o que eles sempre fizeram: eles aquecem a superfície”, afirma Carlos Nobre.
Na verdade, essa reportagem fez gerar uma grande confusão na cabeça do telespectador. E no meu ponto de vista, passou uma visão que poderá trazer muitas consegüencias negativas para a sociedade. Deixa eu me explicar: Na realidade, a sociedade não esta fazendo muita coisa para reverter a situação do aquecimento Global, com exceção de uma minoria (claro!), mas o retrato da sociedade atual, mostra não muito preocupada com a situação, pois o que se ouve é muita conversa, mas nada de praticar. E o que nós, a sociedade precisamos, é de uma uma desculpa para nos livramos da culpa e não fazermos mais nada.
É triste, mas a realidade é essa. Falta uma maior concientização. E ponto de partida para mudar este problema( e muitos outros....) esta na Educação da sociedade. O pior é que todos sabemos disso, eu, você, a vizinha, a professora, o dirigentes da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, porém nada é feito. Quem sabe quando Picos estiver com 65º graus, a região sudeste estiver coberta de água, quando a metade da população estiver com câncer de pele, quando não mais existir água potável, a sociedade se mobilize e faz alguma coisa.
É o mau do Brasileiro expandido-se pelas outras nações: Deixar tudo para a última hora ( Que pena que vai ser tarde demais!!!!!!!!!).
Encontre essa reportagem em:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1662336-4005,00.html

sábado, 17 de novembro de 2007

DESPEDIDA II



A equipe sobmedida, é realmente uma equipe, com suas desavenças, parcerias, sucessos, erros e acertos. Nos últimos dez dias, eu (Renan) fiquei responsável pelas postagens diárias em nosso sitio, espero que tenham contribuído para alguma coisa, nem que seja para vocês rirem ou refletirem ou repercutirem.

Nos próximos dias, as “amigas de mys lifes” – Ana, Allyany, Jeandra e Kelscima Mariah serão as redatoras deste blog que leva o nome de nossa equipe. Desejo sucesso as confrades, já que decidimos postar em regime de revezamento. Cada um de nós tem idéias independentes até por que se fossem iguais não teria graça.

Desejo sucesso a todos os nossos confrades de elasca.zip.net e de opiniaocerteira.spaceblog.com.br estarei diariamente opinando, comentando e vendo a produção dos confrades uma vez que a noticia continua sendo o nosso foco principal, que bom isso.

So para encerrar, dizer que eu to só dando um tempo para a gente participar como um todo. As meninas também vão mandar muito bem, Ana e Alyanny tem um humor bacana, Jeandra e Kelsma eu acho que vão investir mais em analises. Eu acho assim.

Agora sim encerrando, preciso agradecer ao jornalista Pedro Jansen, um confrade lá de São Paulo, pelo comentário otimista embasado em alguns conhecimentos que ele teve sobre os cursos de jornalismo da Uespi, quando esteve no Piauí.

Bom Domingo a Todos!

Sangue e despedida!

Olá, olá! boa tarde!!!

Passada a fase da “lavação de roupa suja”, vamos às noticias do dia, hoje por sinal nada agradável. Quinta-feira estive no parque de exposição com o pessoal do grupo de capoeira fazendo um lance lá. Todos sabem que aquela é uma das regiões mais violentas de Picos, e como é. Até pedágio o pessoal já teve que pagar lá para os bandidos deixarem passar, enfim, são coisas que fogem ao senso do cotidiano.

Bom... O fato de hoje, aliás, ocorrido ontem é mais um desses mesmo de horrorizar a população. Um moto-taxista, conhecido como Vovô esfaqueou própria esposa e só largou depois que o objeto quebrou dentro dela.

Que horror! Isso é pavoroso. O fato relatado assim: a mulher estava arrumando mudança para ir viver na casa da irmã, o marido estava até a ajudando com as coisas, quando do nada... A vitima sai correndo no meio da rua, ensangüentada, com a faca enfiada. Tudo isso diante das próprias filhas de um e dois anos de idade.

Obviamente quem assistiu aquela cena ficou chocado. Os vizinhos chamaram o SAMU para socorrer a vítima. Mais um caso pavoroso, que choca um comunidade tão sofrida como do parque de exposição. As informações são da coluna “de Picos” do 180graus.com

Lamentável: famílias destruídas...

Aproveito o ensejo para agradecer aos comentários dos confrades. Nos próximos dias eu estarei me ausentando da equipe. Passo a bola para as “mulheres de my life” (Ana, Jeandra, Allyany e Kelsma) que ficarão a frente do blog e responsáveis pelas atualizações e reflexões diárias. Afinal, todos nós participamos deste processo.

ps1: agradeço o simpático comentário de Amanda (pipopi 02) e pelo desejo de serenidade... é Amandex, mas tem hora que aguentar calado dói! Grande bj!

ps2: Ana, amiga ainda amo você!

Bom domingo a todos!

CARA DE OTÁRIO


Tenho vergonha de estudar na UESPI, tenho sim. E quem não teria, se você chega lá e tem a desconcertante frustração de ouvir que não haverá aula por que a professora não virá de Teresina não se sabe por que. Eu vou explicar antes que algumas pessoas comecem com aquele lero-lero “Ah o Renan é prepotente, o Renan se acha melhor que os outros”. São precisamente 08h43 da manhã deste sábado, 17, eu acabei de chegar a Uespi depois de ser informado que a ilustríssima Sammara Jericó não veio de Teresina, dar aula. Isso quer dizer o que? Que eu acordei cedo, saí de casa sem tomar café, gastei gasolina, tirei roupa limpa do guarda-roupa, gastei crédito do meu celular e ainda perdi 20 minutos da minha vida sentado naquele banco pressentindo a COISA MAIS COMUM NO NOSSO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: que não haverá aula.

Pelo menos isso quem me disse foi Alyanny, afirmando que a professora disse a Kelsma para avisar o resto... mas como, se Kelsma não conseguiu avisar todos. E esse tal aviso por e-mail não chegou a mim, nem de qualquer outra forma que me excplicitasse que não haveria aula, nem de Ana, nem de Alyanny, que foram as pessoas que falei na sexta-feira a noite.
Vou até reproduzir um trecho do papo que tive com Kelsma no MSN
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
me diz uma coisa
kelsma diz:
fala logo q to saindo
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
samara oir acaso avisou vc de que hj nao teria aula
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
e que tu avissasse para os outros
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
?
kelsma diz:
e os outros fortasm p aula?
kelsma diz:
o aviso num f espalhado não?
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
quero que vc diga se ela te falou ou nao
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
so isso
kelsma diz:
pq eu num tenho crédito mas encaminhei e mail
kelsma diz:
em falou sim
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
faloj né
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
pois t bom, so queria confirmar ess informaçao
kelsma diz:
ontem, mas tb eu mandei e mail p ela perguntando pela minha prova da segunda chamada
::ŀ®.e.n.a.n.n.u.n.e.sŀ::™:: diz:
para poder fazer um texto no nosso blog
kelsma diz:ps é ela mandou avisar sim, me enviou e mail e pediu q eu repassasse ao restante da turama
Bom, volto para casa com cara de OTÁRIO e espumando de raiva além de sair daquele prédio amaldiçoando a reitora, diretora, coordenadora, professora, seja lá quem for que represente essa instituição falida chamada Universidade Estadual do Piauí. Tão achando meu desabafo pesado... é que vocês não viram nada que eu gostaria de sair daí gritando aos quatro ventos.

Tudo bem, eu sempre digo que não adianta reclamar, pow, ter aula de trinta minutos, tudo bem, ter professores despreparados, tudo bem... agora fazer você perder tempo em pleno sábado de manhã, isso eu não posso suportar caladinho da Silva. Até pouco tempo atrás, eu ainda tinha esperança de que Sammara Jericó fosse nossa melhor professora, mas depois de tanta coisa, e ver que ela pareceu ter aderido aos hábitos comuns da Uespi e deixado suas aulas parecidas com as que a gente tem (ou melhor não tem) de segunda a sexta. São faltas sucessivas, são trabalhos pífios, são aulas que passam longe do que é Telejornalismo de verdade. É foi-se mais um docente bom que tínhamos, pelo menos pra mim é assim.

São tantas coisas vergonhosas: não há criatividade que justifique pagar telejornalismo com “máquinhinhas” de fazer filminho da pior qualidade, aí vem o Renan, bobão negociar monitoria (envergonho-me agora), fazer texto para a professora avaliar... mas só texto? Telejornalismo não é só texto... é um conjunto muito segmentando que a gente nuncaaaaaaa vai aprender se não for para uma emissora de TV, digo por experiência própria, e podem me chamar de petulante: NÃO TROCO MEUS SETE ANOS DE JORNALISMO EM TV, EM PRODUTORA, NA RUA, NO HARD NEWS E NAS EMISSORAS POR QUAIS PASSEI por essas quatro disciplinas mal ministradas e pífias de telejornalismo. Então caros desiludam-se se um dia vocês vão sair da sala de aula pra frente de uma câmera, se isto acontecer, preparem-se para muitos micos. Eu já passei por isso. Mas pelo menos eu não tava cheio de expectativas, quando cheguei aqui há três anos atrás, depois de largar meu emprego, minha vida e minha família, assim como muitos colegas também fizeram.

Falta um ano para jornalismo acabar e eu não vejo hora de acabar mesmo. Terminar esse engodo chamado UESPI. Ainda vem a diretora Eunice anunciar nos meios de comunicação que daqui a cinco anos a Uespi vai se tornar um centro de referencia de ensino... centro de referencia? Do jeito que estamos pode transformar esse prédio em uma boate, pelo menos terá mais serventia. Faça-me rir.

Bom meus caros, eu sei que alguns vão ler o meu texto, vão se identificar, vão dizer que to exagerando, vão dizer que eu sou prepotente, vão me odiar (já me odeiam) e como eu sei que isso aqui não vai surtir em providencia alguma, fica só o meu relato mesmo.

Foi-se o tempo que nosso curso teve bons professores, as dificuldades tinham, tudo bem não se pode fugir delas, mas foi-se o tempo de conceito B no Enad, reconhecimento de curso, professores que cobravam mesmo e TINHAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA UM CURSO DE HABILITAÇÕES EM JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS.

Atenção cabeças da UESPI: a situação do nosso curso em reta final da crítica viu, até aqueles que apoiaram declaradamente as desastrosas mudanças ocorridas este ano, estão reclamando da péssima qualidade de ensino no curso de comunicação, dos professores despreparados, do laboratório de brinquedo, das aulas que não tem mais, e muitas outras coisas...

Termino aqui, mas não sem deixar espaço para contestação, eu sei que vão contestar mesmo... pode contestar, podem me crucificar, mas quem faz a Uespi e o nosso curso não vai mudar esse meu seguinte conceito: CADA VEZ MAIS A UESPI ME CONVENCE QUE UM DIPLOMA DE GRADUAÇÃO NÃO PASSA DE UM PEDAÇO DE PAPEL.

Bom final de semana a todos
Renan Nunes.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

RESOLVI O PROBLEMA: OS LEITORES PODERÃO COMENTAR AGORA


Não posso concordar que o Blogspot apenas aceite comentários de quem é cadastrado no Google e tem um Gmail. Cadê a democracia virtual, Google.

Sua empresa de merda! Bandidos virtuais, estão ficando ricos as nossas custas, só por que somos viciados em orkut, google, gmail, etc...

Então para fazer a democracia acontecer, a equipe sobmedida disponibiliza a partir de agora, uma conta de Gmail para os nossos leitores utilizarem na hora de escrever um comentário. Basta preencher os dados que a gente ta disponibilizando, lá no campo certim, quando você for comentar caro leitor!

O lance é esse, fiquem atentos e não esqueçam: para comentar, usem estes dados, criados apenas para esta finalidade.

Log in:
blogsobmedida@gmail.com
Senha: renannunes

Por favor! Comentem!!

Obrigado a todos!!

Vamos usar capacete?



Taí um hábito que eu nunca deixei de lado. De usar o capacete. Herança florianense já que lá eu me acostumei a usar capacete, andar com documentos, usar cinto de segurança e mais um monte de coisa para fazer bonito no trânsito. Bom, até hoje meu transporte exclusivo é moto, tanto em Floriano como em Picos, apesar de eu saber dirigir e ter carteira de habilitação.

O detalhe é tal, minha carteira é categoria B, eu ainda não conjuguei para AB por pura falta de interesse. E ata já passei sustos em blitz, entre outras coisas. Então faça o que eu digo e não o que eu faço. Se andarem de moto usem capacete entre outras regras básicas. O transito de Picos é um caos, todos sabem, mas vamos fazer a nossa parte cada um vamos.

Pois é, hoje de manhã eu senti como é ruim não ter habilitação para moto, tive que deixar o veiculo que uso (gentilmente cedido pelo meu paizão Evandro Alberto para as atividades do riachaonet.com.br) e fui trabalhar de mototaxi, gastando meu pouco dinheiro.

Ahhhh que lástima. Tudo isso por causa de mais uma blitz educativa realizada em Picos com o objetivo de pegar os engraçadinhos que exageram no transito, claro não é meu caso, mas bom ou não, errado claro: Eu não sou habilitado para moto, mas é como se eu fosse, eu sou cuidadoso, mesmo assim eu admito: EU ESTOU ERRADO!

E por falar em transito, aproveitei a bliz para bater um papo com o tenente Oliveira e saber dele se os procedimentos preventivos/educativos estão dando certo. Olha a noticia:

Uma blitz realizada na manhã desta sexta-feira (16) pegou muitos condutores de surpresa. O procedimento realizado periodicamente pela Policia Militar em Picos tem os mesmos e ainda assim importantes objetivos no processo de organização do transito picoense: coibir infrações e o trafego de veículos e pilotos/motoristas em situações irregulares.

A operação foi coordenada pelo tenente Oliveira Lima. Segundo o militar as principais infrações continuam sendo a condução de veículos motores por menores e idade e documentação irregular.

Com a realização das blitzs, as autoridades esperam reduzir significativamente a incidência de infrações na cidade. “Com as constantes blitz que a gente realiza, este número estão diminuindo”, concluiu o tenente.

E para encerrar preciso fazer alguns p.s (post scriptum)

PS1 - Agradeço ao comentário do professor Franco Roberto sobre o post “Engrossando o Coro dos Descontentes”. O respeito como profissional que é e sempre vai ser assim. Já conversamos muito sobre esse assunto, ele conhece meus posicionamentos e eu conheço os posicionamentos dele. Assim mantemos uma relação cordial e de respeito. Quanto a Uespi, cada aluno/professor organiza seus próprios conceitos e cabe a eles externa-los ou não.

PS2 – Graciele Barros, pelos espirituosos posts em elasca.zip.net. A foto do bebe ficou fantástica. Agradeço a deferência. Sobre as desventuras amorosas de Mayra esperamos um desfecho tórrido até o final desta disciplina.

PS3 – E por fim... Meninasss (turma dos censurados) eu estou aqui!!!

Bom final de semana a todos!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Engrossando o "Coro dos Descontentes"

"O Coro dos Descontentes"

Não preciso esconder que sou leitor assíduo dos blogs de nossos coleguinhas... É Lasca e Opinião Certeira. Gosto de ver o que passa nas opiniões de nossos confrades, e mesmo que isto aqui que estamos fazendo valha uma nota de jornalismo on-line para mim não soa como competição, pelo contrário, eu ate me espelho no tom de escrita alguns posts para somar ao que eu escrevo diariamente aqui.

Sabe... Ultimamente, percebi grandes e notáveis insatisfações em posts de nossos camaradas. E essas “zangas” são relacionadas a precariedade das aulas que estamos recebendo nesse bloco. São aulas de trinta minutos, sim são! São aulas em que os professores fingem que dão aula e nos fingimos que aprendemos, sim são. São aulas em que os conteúdos nada tem a ver com a formação de nossos professores (JORNALISMO e PUBLICIDADE são iguais água e óleo, pergunte para qualquer profissional bastante entendido). Sim, claro que são!

É um laboratório que não atende as nossas demandas. Obvio até parece que aquele oba-oba de inauguração serviu para alguma coisa, a não ser para promover o Nazareno..., sem ressentimentos eu admito que ruim com ele, pior sem ele.

Mas não da pra fingir e dizer que os atuais tempos na Uespi e principalmente no nosso curso as coisas estão as mil maravilhas... basta procurar algum de nós por volta de sete e meia da noite... aí sim, você terá uma resposta bemmmmmm contundente.

Quero falar pela minha pessoalidade. Estamos no final do curso, praticamente... Não adianta a gente esperniar, gritar, reclamar, debochar e até brincar. Isso deveria ser feito quando universidade começou a mostrar que não leva em conta qualidade de ensino, e sim colocações políticas!

Preciso citar dois professores, que para mim, deixaram um buraco enorme em nosso curso, já que foram para Teresina. Certa vez eu conversava com uma professora que admiro muito: Sonia Mariah. Ela me disse algo nesse sentindo. “Não se pode servir um banquete se sua dispensa está vazia”, ou seja, meus caros, a gente não vai poder cobrar mais de um professor, se está explícito que ele só pode e só tem condições de oferecer aquilo. A outra citação é apenas uma sugestão de um docente amado por uns e odiado pela maioria chamado Orlando Mauricio de Carvalho Berti, vulgo Orlando Berti. Ao ser informado sobre nosso sistema de aulas, o tal fez a seguinte sugestão: Já que vocês não assistem aulas completas, podem fazer assim, assistam aulas de 18h00 até as 22h, de segunda a quarta feira, o resto da semana não precisa vocês irem para Uespi... não tem aula mesmo.

Bom... Eu prefiro acreditar no seguinte... Felizes são aqueles que já se encontraram na comunicação. Graduação é estagio inicial, o diploma é essencial, te garante respeito. Mas não é ele que vai te fazer jornalista de verdade, é a vida! Tudo bem... É lamentável, é sim...

Vamos em frente, eu acho que não temos mais o que fazer, não ser cada um batalhar por si mesmo. Deixo espaço aberto para ser questionado!!!

Força e boa sexta-feira a todos!

Hoje Foi Feriado?

Não seria um feriado comum... a não ser pelo fato de eu ter acordado cedo e sair por aí com uma tralha de equipamentos na cabeça enquanto Alyanny (cansada da noitada de ontem, dormia incessantemente, mas acordou a fim de me ligar cancelando sua presença nas filmagens do trabalho), Jeandra ( e sua rebenta Ayanna de malas prontas rumo a capital), Kelsma (perdida em alguma capoeira entre Araripina e Marcolandia) e Ana Lídia (apesar da noitada deve ter acordado cedo para dar plantão na Cultura FM) cuidavam de afazeres paralelos. Enfim, só mais uma vez.

O dia da proclamação da républica é igual aos outros feriados, você fica dentro de casa, mas sabe que lá foram, além de estar quente, não tem gente disposta a fazer nada... a não ser você mesmo que se emprega em fazer o seu trabalho daquela disciplina esquecida no feriadão. Bom... assim foi o que aconteceu comigo: jornalismo comunitário para segunda-feira, tv de rua, projeto, social, está feito.

Um trabalho de duas mãos... certamente. Grupinho... vocês vão se ver comigo na pseudo-edição.

Noticia que é bom hoje... eu não tenho nada para contar, a não ser dizer que preciso viajar próxima semana, então “equipe sob medida” virem-se sem mim.

Bom quase final de semana a todos!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Socorro, eu preciso de um copo dágua.

+ o calor continua.

Saudações...

Então... no intervalo da faxina que eu estou promovendo hoje a tarde aqui na redação do riachaonet.com.br, fiz uma pausa para aparecer por aqui e parabenizar todos os educadores já que hoje é o dia Nacional da Alfabetização.

Ah!... como eu me lembro do meu tempo de alfabetização lá no SESC de Floriano. Fardinha azul, classificador, meias e tênis brancos... época de inocência hein!! Aprendi as primeiras letras! Mas vamos lá, hoje em dia nós temos que tirar o chapéu para quem faz a alfabetização alternativa acontecer.

Nossos méritos e préstimos ao professores que fazem o “Brasil Alfabetizado” em Picos e também o “Alfabetização Solidária”. Sucesso e parabéns a todos!!! Além deles, a Secretaria de Educação de Picos que tem trabalhado para desencalhar muita gente que não quis parar no tempo e mesmo depois de velho voltou pro banco da escola para aprender!

Fim de tarde, agora faxina de novo... e daqui a pouco seminários na aula de Franco Roberto... boa sorte para voces tropinha!

Uau! Hoje tem lual da república. Proclamem-se, se jogem e boa farra... cuidado com a ressaca moral de amanhã!

Boa Semana a Todos!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Agradecimentos/Orkut

Ola amigos!!

Para encerrar essa tarde de “chove ou não chove”, gostaria de agradecer a repercussão do nosso post Recomendamos junto aos coleguinhas blogueiros.

Em especial, a Graciele Barros pela delicadeza de responder nossos comentários. Informo ainda que na comunidade da UesPi Picos Jornalismo no orkut eu abri um fórum com do nosso blog, ai convido os demais blogueiros que ponham os endereços de seus sítios para que todos conheçam, assim como JC o fez.

Vamos popularizar a nossa comunicação e popularizar o link COMENTARIOS dos nossos blogs, ainda estão meio tímidos! COMENTEM GALERA, FALEM MAL, FALEM BEM, ETC... MOVIMENTA ISSO AÍ!

Link da comunidade

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6255856&tid=2563736474431644969&start=1

Boa semana a todos!!

p.s – recomendo o primeiro item do post do É Lasca de 13/11, da lista do que É Lasca. Tem tudo a ver com nossa realidade!

Calor... calor... calor...

Ainda bem que Picos não virou a sucursal do inferno (por causa do calor, entre outras coisas), mas ta bem perto. Abrimos espaço para uma reflexão neste blog: VOCE ACREDITA NAQUELE TERMOMETRO LA DO BALAO DA HELVIDIO NUNES?

Pois bem, ele é o referencial de todos que reclamam do intenso calor vivido nos últimos tempos, tem gente que já viu temperaturas absurdas ali, e claro, da até para acreditar que é verdade a julgar pela sensação térmica tórrida que sentimos, bastando apenas sair no meio da rua.

Bom, eu já li por aí que quando a temperatura do corpo checa por volta dos 40 ou 41graus, no caso de uma febre, as células começam a desnaturar-se, ou seja, perder água daí o individuo passa a ter convulsões e para morrer falta bem pouco. Já pensou caro leitor....

Não estamos dizendo aqui que o termômetro esta errado não... até por que como já disse, se julgar pelo calor que sentimos, aqueles números ali ate superariam a marca dos 60 graus celsius. Quanto Calor!!! Mas a titulo de informação, também fiquei sabem que o termômetro registra tais temperaturas da seguinte forma: por ele estar cercado de asfalto, o calor rebate no chão preto, acumula-se e irradia um calor maior do que está incidindo contra ele, daí esse “super-calor” é registrado no termômetro.

Já pensou, todo mundo dando convulsão no meio da rua... Deus nos Livre!!!

Sendo assim, conforme essa prerrogativa que lançamos aqui, o referido medidor de temperatura acaba dando números como esse abaixo:

Só para constar... um grau a mais que no blog dos confrades do É Lasca!!!

Que Calor!!! Bebam água e outras dicas no blog da tropa. Clique Aqui!!


Boa Semana a todos!!!

Recomendamos!

Hoje temos assuntos para todos os tipos de opiniões e pensamentos. Sob Medida abre espaço e divulga o blog dos nossos confrades* para visitação.

As idéias estão variadas, temos humor com informação, informação com densidade, informação com desinformação, informação com opinião e até isso aqui que eu (Renan) estou escrevendo.

Vamos lá prestigiar os colegas, os blogs estão “bombando” na rede. Por favor, sem pejorativos. Bombando na Rede = fazendo sucesso na internet.

A AMBEV vem fazendo da densidade textual, uma valorosa reflexão a cerca de vários temas. (Bota os neurônios para pensar Julio César!!!)

Já a Tropa de Elite... ou tropinha (foi assim que tava escrito lá) tem mostrado humor bastante peculiar, garantindo boas risadas, além de lascar vários assuntos dignamente sérios. (ah!, hoje temos até uma suíte baseada em um dos vossos posts. Graciele, já imaginava como sua mente é fértil)

E por fim, este blog que vos fala. Ainda não ta lá essas coisas, estamos ainda acertando o passo, mas queremos melhorar! Tirem suas próprias conclusões.

Ah! Os endereços:

http://elasca.zip.net/ (tropinha)

http://opiniaocerteira.spaceblog.com.br/ (ambev)

www.equipesobmedida.blogspot.com (turma dos censurados)

Vale a pena conferir!

Boa Semana a Todos!

p.s: confrade é o mesmo que companheiro de uma mesma atividade, um mesmo grupo de atuação, ok!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

BANCO DE CONVERSAS


O PT de Picos parece mesmo ter adotado a política da “boa conversa” antes de definir os rumos da sigla para as eleições de 2008. internamente, o discurso do diretório municipal é o de sentar e conversar, ouvir os outros partidos, consultar o governador Wellington Dias, avaliar candidatura própria, etc, etc e por aí vai. O cenário de indefinição também engloba a entrada ou não no chamado “blocão de oposição”, ou em uma linguagem mais politicamente correta Frente de Esquerda, contra a reeleição do prefeito Gil Paraibano, do PMDB.

E por falar em PMDB, reza a lenda que grupos dentro do PT estariam resistindo a uma possível composição com o atual prefeito, mas não é só isso, políticos influentes de outros partidos como o PTB senador João Vicente Claudino teria até demonstrado que gostaria de ver sua sigla aliada ao PT em Picos, enquanto isso, Wellington Dias sinalizou que prefere o PT junto ao PMDB. Pelo menos por enquanto o Partidos dos Trabalhadores tem de concreto o seguinte: vai eleger seu novo diretório no dia dois de dezembro em chapa única.


Mais um detalhe do curioso almanaque político picoense. O PT também andou conversando com o ex-prefeito de Picos, Zé Nery e seus aliados. Também conversou com o prefeito Gil e a secretária de saúde Tazmania Gomes de Medeiros. Em tempo, nas eleições passadas quando o PT lançou candidatura própria, foi intensamente combativo a Zé Nery, pelas suas denuncias de improbidade administrativa e ao atual prefeito do PMDB, por criticas dispensadas a candidatura do então empresário Gil Marques de Medeiros. Vá entender política....

Se o PT vai mesmo postular candidatura própria isso ainda é uma incógnita, mesmo assim há membros do partido que defendem ardentemente essa possibilidade. Bom... mesmo levando uma lavada na última eleição, tem petista que não desiste, por isso a professora Oneide Rocha (candidata da sigla no último pleito e futura presidente do diretório) já disse: Eu estou disponível!!!

Boa Semana a todos!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Picos: a rota da seca nordestina


Conforme noticiou em primeiríssima mão o blog Sob Medida, foi ao ar neste domingo (04) a noite a reportagem sobre os estragos da seca na região nordeste. Os estados da Paraíba e Piauí serviram de exemplo para ilustrar um cenário devastado pela estiagem que atinge só no Piauí quase um milhão de pessoas e quase 400 municípios na região nordeste. Os detalhes da passagem dos jornalistas do quadro foram noticiados na estréia do blog Sob Medida na semana passada.

A rota da seca, percorrida pela equipe do “Profissão Repórter” começou em Teresina mostrando uma triste realidade: o desperdício dagua. Enquanto no semi-árido piauiense falta água, na capital sobra liquido suficiente para o desperdício durante lavagem de carros as margens do rio Parnaiba. Ao “descerem” pelo estado, Caio Cavechini, Felipe Gutierrez e o cinegrafista Emilio Mansur relataram um doloroso paradoxo.

Em Valença do Piauí, uma barragem com capacidade para milhões de metros cúbicos de água. Em Picos, na zona rural poços artesianos encontram-se desativados enquanto pessoas sofrem com a seca na região. Em Simões, um barreiro ainda acumula um pouco da água que resistiu a estiagem.

Não é de hoje que a seca piauiense vem sendo tema de reportagens exibidas pelo jornalismo da Rede Globo. Neste domingo, outra reportagem, desta vez exibida no Globo Rural, mostrou o trabalho da Cáritas Diocesana no combate aos efeitos da seca no município de São Raimundo Nonato, extremo sul do Piauí.

Boa semana a todos!